O estilo industrial tornou-se muito popular recentemente na decoração. A modernidade das cores e itens metálicos intercalam com os tijolinhos nas paredes, trazendo equilíbrio entre a dureza, o moderno e o retrô.
Todos esses detalhes são explorados nessa decoração a partir das referências dos lofts, áreas e galpões industriais de Nova York nos anos 50.
Se você gosta de ambientes mais urbanos, o estilo industrial é perfeito para a decoração da sua casa, apartamento ou negócio. Veja a seguir quais as principais características desse estilo e quais itens utilizar.
Visual inacabado, cimento queimado, concreto, fios e tubulações aparentes fazem parte de um dos estilos na arquitetura de interiores mais queridos do momento, o estilo industrial.
Ele surgiu das antigas residências de Nova York na década de 50 quando os galpões industriais abandonados começaram a serem usados para moradia. Assim a decoração e a construção se fundem.
Uma das principais características do estilo industrial são os espaços integrados e sem paredes, como a cozinha que fica no mesmo cômodo da sala, separada apenas por móveis.
Para aqueles que desejam investir no estilo industrial, pode escolher objetos com acabamento em ferro, madeira e metal envelhecido, como o aço, que são utilizados tanto na decoração como nas portas, janelas e texturas.
Sua versatilidade permite que o toque do determinado material faça parte de tudo, desde móveis decorativos até estruturas funcionais como as escadas.
As portas e janelas normalmente são grandes e largas, feitas de ferro, madeira e vidro, valorizando a luz natural e a iluminação do espaço.
Para esse ambiente, a ideia é criar um clima de armazém ou galpão, por isso, o pé direito costuma ser alto e o efeito cimento queimado também combina muito bem nas paredes.
As cores neutras e sóbrias como branco, preto e cinza marcam o estilo industrial, que trazem muito aconchego. O acabamento pode ir do prateado ao preto fosco, de acordo com a paleta de cada espaço.
As cores vibrantes compõem a decoração de maneira equilibrada e isolada. As mais utilizadas são o azul, amarelo e o vermelho.
A iluminação é um aspecto importante na decoração industrial, então escolher grandes janelas, portas amplas e luminárias para deixar o ambiente bem iluminado.
Investir em spots presos a trilho fazem parte do visual industrial, além de agregar elegância ao projeto.
Luminárias em cobre ou alumínio de piso pode trazer aconchego para salas e áreas de leitura, por exemplo.
Um dos pontos-chave da decoração industrial é o uso de matérias puros e sem pintura. Objetos com aparência rústica, reciclados, metálicos, cimento e tijolos lembram antigas fábricas.
Apostar em eletrodomésticos e eletrônicos em aço inoxidável também são características desse tipo de arquitetura de interiores.
Deu para ver como funciona o estilo industrial, não é?
Se você deseja proporcionar imagens com o melhor que o seu projeto tem a oferecer, sendo ele com o estilo industrial ou não, entre em contato com a nossa equipe para mais informações.
Leia também nosso artigo sobre a “Arquitetura de interiores: conheça os principais estilos”.
Da ideação à entrega final nós executamos projetos com bom gosto, criatividade e alto nível de detalhamento!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©