A combinação de cores vibrantes, materiais e texturas diferentes são características que tornam o estilo retrô na arquitetura de interiores muito marcante e única.
Ele remete às décadas de 50, 60 e 70, além de permitir aliar itens mais modernos e funcionais na composição.
Para que você conheça um pouco mais sobre essa decoração capaz de despertar memórias e muita nostalgia, reunimos neste artigo seus atributos e quais itens utilizar nesse estilo. Confira!
O estilo retrô remete ao passado, executando uma releitura com a tecnologia atual e agrega uma atmosfera nostálgica aos ambientes, utilizando cores vivas e tons pastel, iluminação indireta e linhas orgânicas.
No retrô, não é preciso utilizar móveis antigos e peças raras, mas escolher itens modernos que possuam uma estética inspirada em outras décadas.
Desta maneira, os objetos decorativos do estilo retrô devem ser todos funcionais e atender aos seus objetivos.
Para criar um ambiente ao estilo retrô, misturar formas e materiais é fundamental. Formas abstratas, geométricas, florais e xadrez, texturas como o veludo, plástico e o vinil também são bem-vindos.
Esses elementos podem estar presentes tanto em revestimentos, quantos em objetos decorativos, como estofados, cortinas e tapetes.
Investir em detalhes como papel de parede com estampas de uma determinada década, eletrodomésticos antigos e quadros com ícones antigos também pode fazer toda a diferença.
As cores utilizadas na decoração de interiores do estilo retrô são, na maioria, tons neutros que contrastam com as cores mais fortes e vibrantes dos objetos e dos móveis.
As mais utilizadas são o laranja, amarelo, rosa, azul e a combinação de preto e branco com vermelho.
Mas, é necessário atenção no momento de combinar as cores, pois devem ser usadas com harmonia para que não transmita um ambiente muito pesado.
Esse estilo conquista muitas pessoas e provoca lembranças e nostalgia com charme, aconchego e conforto.
Para trazer ainda mais bem-estar, a iluminação indireta é muito utilizada, com lâmpadas de luz amareladas em diferentes luminárias. Velas em candelabros e lamparinas também são comuns.
Com poucos elementos, é possível acrescentar uma atmosfera retrô ao ambiente, como linhas orgânicas em mobílias de formato arredondado, molduras ornamentadas e espelhos redondos.
Apostar em sofás longos, móveis baixos e com linhas simples e retas também são características desse tipo de arquitetura de interiores.
Se você deseja proporcionar imagens com o melhor que o seu projeto tem a oferecer, sendo ele com o estilo retrô ou não, entre em contato com a nossa equipe para mais informações.
Leia também nosso artigo sobre a “Arquitetura de interiores: conheça os principais estilos”.
Da ideação à entrega final nós executamos projetos com bom gosto, criatividade e alto nível de detalhamento!
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©